Várias
razões levam-nos a crer que os desejos do ser humano vão de acordo com a idade,
apesar de em algumas vezes crianças terem desejo de ter um carro elas conhecem
as suas limitações, mesmo em algumas vezes fazerem pedido como “pai, quero um
carro” elas sabem que o pai não o vai comprar naquele momento um carro de
verdade, se não um brinquedo, afinal de contas trata-se de uma criança. Um
brinquedo certo na hora certa satisfaz o desejo da criança.
E veja só, a
criança confia no pai, encarregado e/ou outra pessoa idónea que lhe
possa proporcionar segurança que precisa. Crianças são diferentes,elas agem de acordo
com o meio e da forma como elas são educadas, mas uma criança é sempre uma criança. A medida que ela vai
crescendo, vai se dotando de certas habilidades, tendências e postura
adquiridas durante a sua educação e em grupos onde esta inserida.
Sou
da opinião de que existe uma pilha de coisas que influenciam, dependendo de
cada caso. O próprio crescimento em si implica mudanças e traz consigo uma
série de coisas que devem ser bem geridas durante o processo.
É indispensável o
acompanhamento por aquém de direito, de modo a estabelecer um anel de
confiança entre as partes.
A
paixão, ambição, vícios, responsabilidades e a constante busca de satisfação de
seus desejos, chegam, e podem ser qualidades invejáveis para
alguns mas também podem ser a ruína para os outros.
Os nossos primeiros passos irão sempre interferir nos últimos. O que fazemos hoje determina como será o amanhã.
Hélio Jorge Micas Senguaio